sábado, 25 de janeiro de 2014

Carta Branca: Kêu Salvador e O Caixão no Petit Lenormand.

'A gente leva da vida amor, a vida que a gente leva (8'
 
Dando continuidade ao nosso estudo sobre o conceito das cartas, seguiremos com uma carta emblemática do nosso baralho de estudo, O Caixão.
 
Estamos na esfera das grandes transformações! Aproveito para listar, sob a minha ótica, a diferença clássica entre mudança (Navio) e transformação (Caixão). Uma mudança, mesmo intensa, pode ser revertida e tudo voltar a ser como era antes. Quem vai, pode voltar. Que volta, pode ir. A transformação é algo que vai além!
 
 Penso num girino, que jamais voltará a sê-lo após ter se transformado sapo. E assim é com borboletas, répteis e nós seres humanos. Somos marcados por grandes transformações durante toda a nossa vida, e por isso que a vida é tão intensa, como é.
 
A carta do caixão revela um momento em que é necessário dá uma grande reviravolta. Apesar de que o layout carrega uma conotação que remete a morte, e a depender da combinação, essa carta pode realmente estar anunciando um falecimento, então, é interessante saber que morte não é o assunto principal dessa carta, e sim, transformação.
 
O caixão carrega consigo a imagem de um grande liquidificador, que processa tudo aquilo que já não queremos mais, e nos dá, sob nova condição, a oportunidade de recomeçar diante do novo. Posso dizer ainda que, o caixão encerra ciclos pra uns, e transforma o caminho de outros, no mesmo momento, na mesma história.
 
Há uma "sombridade" porque o novo assusta e também, há o recomeço que é a grande sacada de quem quer ser feliz. Nós, de forma geral, somos tendenciados pelo nosso inconsciente a permanecer em nossa zona de conforto e o Caixão é a mola que nos tira dela. Não há como entender o caixão como transformação, sem atrelar esse entendimento a aceitação, porque como dito antes, após o processamento, encerra-se o velho. E esse encerrar é sinônimo de não voltar mais, meu amor. Fazendo buscas na minha memória sobre as características do caixão, recordei-me de uma frase que escrevi há muitos meses atrás, e aproveito para citar agora:
 
-Derrubar o mundo não o torna uma pessoa forte, mas estar de pé quando o mundo cair, sim.
 
Concluindo, não quero dizer com isso que o caixão revela apenas o que é negativo, mas que temos que estar preparados para todas as situações que a vida nos apresentar, sempre. Então, além de transformação e aceitação, podemos citar aqui também a superação. Alguém já disse um dia, e eu repito bem bonito: Se a vida te der limões, faça uma rica limonada. (Beijonoombro).
 
Ainda, sob a ótica de alguns cartomantes, temos o Caixão das seguintes maneiras:
 
"Caixão o fim de tudo e o recomeço de tantas outras que ainda se encontram na sua obscuridade"
(Jacqueline Vieira)
 
"Com o caixão aprendemos que tudo tem um prazo de validade. Mas assim como um ciclo termina outro começa , por isso não há como evitar essa dádiva da natureza"
(Flávio Cardoso)
 
"Fim de um ciclo e início de outro"
(Cida Figueiredo)
 
"Sei que não é fácil abandonar velhos conceitos ou quebrar um padrão de comportamento, mas acredito, como terapeuta, que na vida tudo é passível de transformação, de renascimento, de renovação"
(Tânia Durão)
 
 
A Escola Brasileira e O Caixão:
 
 
Temos aqui uma associação que pode causar um pouco de medo. Mas, stop! A carta do caixão tem uma associação, por conta do conceito "morte" à Egum. Vamos começar quebrando vários paradigmas sobre essa "personificação". O Egum é basicamente alguém que desencarnou. E agora eu mostro porque não existe o fim de final absoluto, mas o fim do ciclo, para início do outro. O Egum recomeçou a sua caminhada, após perder a carne, e sob a nova fase de espírito, teve que continuar. Existem diversos tipos de Eguns, que vão desde os espíritos obsessores até a linha mais alta dos Egum, que são também chamados de Babás e são verdadeiras luzes, no ramo do conhecimento sobre a vida e o aprendizado.
De acordo com algumas lendas, Egun é o 9° filho de Iansã, e ela é a única Yabá (Orixá Feminina) a participar do culto dele, pois compete a Ela, também, orientá-los após terem desencarnado.
 
Uma das muitas possibilidades de interpretação do Caixão, seria a presença do Egum, mas nunca podemos dizer de imediato que essa presença é negativa, visto que nem todo Egum é desencaminhado. Associada ao Urso, podemos ter aí o caixão evidenciado um Egum Obsessor, por exemplo.
Tudo é técnica, vivência e acima de tudo, fé :)
 
 
Todos nós somos espíritos aprisionados dentro de nossa carne! Um dia, esse ciclo se romperá, para que um novo e quem sabe, mais longo, começe.
 
Que o Caixão de nossas almas se abra, e faça renascer em nós a esperança em dias melhores.
 
Mil beijos,
Kêu Salvador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 


8 comentários:

  1. E isso ai meu bem, e so lembrar que existe o famoso culto de Eguns em Itaparica da Serra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!

      O culto a Egum é muito forte, mas infelizmente, pouco divulgado no Brasil.

      Ateleriô :)

      Excluir
  2. Oi Kêu parabéns pelas suas postagens ! Claras e sempre trazendo a mensagem verdadeira da carta cigana. Diferente de outros blogs que vem contando historinhas e conteudo que é bom, não existe !!! Sou amante e estudioso das cartas. Tenho muito que aprender e adoro ler seu blog. bjin ( Vitor SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido!

      lá na parte superior aqui do blog, no taged "Meus Diários" tem blog's muito legais também. quando você puder, dá uma olhadinha que você também vai adorar :)

      Beijos para você!

      Excluir
  3. Oi Kêu!!

    Frequentemente sai essa carta quando faço tiragens perguntando sobre uma pessoa. Essa pessoa fazia parte do meu passado, será que esse caixão estaria relacionado com esse fato (de ser do passado)? Às vezes fico com medo por essa carta aparecer tanto relacionada com essa pessoa...

    Isis de Luna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isis,

      que bom vê-la por aqui :)

      Essa carta fala sobre situações passadas ou evidencia pessoas presas ao passado. Mas, depende muito da técnica e também da pergunta envolvida. Mas, é bom que você observe muito o contexto do jogo. Quando uma carta aparece muito no mesmo assunto, significa que há uma mensagem expressa.. e o grande desafio é entender essa mensagem plenamente.

      Mas, perceba.. O caixão aparece na tiragem quando você pergunta sobre essa pessoa. Então, quem é que está preso ao passado?

      Pense nisso, viu?

      Beijos.

      Excluir
  4. Obrigada por responder Kêu!!1

    Quanto a sua interrogação... me sinto presa ao passado, como se não tivesse resolvido uma determinada situação. Será que essa seria a mensagem? Ou será que ele tbm pensa no passado? Não consigo identificar...

    Isis de Luna

    ResponderExcluir
  5. oi Keu

    em uma tiragem sobre um relacionamento saiu o caixão da seguinte maneira:

    27-8-4-11

    ele mostra a comunicação do fim, pela proximidade da casa e carta?

    agradeço! parabens pelo blog... esta ficando lindo e completinho ;)

    Paula

    ResponderExcluir